Top 10 das praias de Paraty

top-10-passeios-em-campos-de-jordao-sp
Top 10 Passeios em Campos de Jordão – SP
9 de setembro de 2021
o-que-conhecer-em-paraty-rj
O que conhecer em Paraty?
27 de setembro de 2021

Top 10 das praias de Paraty

top-10-praias-em-paraty-rj

top-10-praias-em-paraty-rj

Uma cidade maravilhosa com muitas atrações, Paraty é de fato lindo e tem um ar especial para quem deseja visitar, ser esse o seu roteiro de viagens, lhe convido a dar uma voltar pelas praias que são lindas e paradisíacas, é e isso que iremos falar sobre neste post, continue conosco até o final e confira os melhores passeios em Paraty nas praias.

É compreensível, afinal, que o mar por aqui seja um óptimo lugar para passear.

E aqueles que pensam que o destino tem apenas alguns pedaços de areia à sua disposição estão enganados. Embora as praias mais atrativas estejam longe do centro histórico de Paraty, é possível passar pelo menos três dias inteiros a ser encantado pela costa da cidade.

No entanto, como sei que nem todos os viajantes têm tanto tempo disponível, vou dizer-vos neste post o que podem esperar das melhores praias de Paraty.

Tenha em mente que algumas das praias que serão listadas não são paradisíacas. No entanto, foram incluídos nesta lista para alguma característica especial.

 

Confira o TOP 10 das praias de Paraty

A primeira coisa que precisa de saber sobre as praias de Paraty é que, para muitas delas, só se pode aceder a elas por um caminho ou por um barco. É por isso que, na minha opinião, vale a pena reservar pelo menos um dia do itinerário para estas atividades.

A propósito, se for possível e se for o seu estilo, reserve um dia para a trilha e um dia para o passeio de barco.

No entanto, se preferir a conveniência de se aproximar da areia de carro, há também praias em Paraty para o seu itinerário. Ter o seu próprio veículo é a melhor maneira de se deslocar entre as praias acessíveis por estrada.

No entanto, se estiver a planejar utilizar transportes públicos, a empresa Colitur oferece percursos de autocarro para muitas partes de Paraty.

A maior parte das praias de Paraty só são acessíveis por mar. Inclua pelo menos uma viagem de barco no seu itinerário de viagem.

 

1- Praias de Paraty do Pontal

A Praia do Pontal é a praia mais próxima do centro histórico de Paraty, bem perto de tudo basta atravessar a ponte junto à Praça da Matriz e estará nesta zona.

No entanto, a razão para incluir este pedaço de areia numa lista das melhores praias de Paraty não é a natação, mas a boa estrutura comercial que se encontra mesmo ao lado do centro. Na verdade, é aqui que encontrará algumas das pousadas mais baratas de Paraty.

Embora lhe falte o encanto das ruas do centro histórico, o Pontal é uma excelente zona para ficar em Paraty devido ao seu fácil acesso, bons restaurantes e preços ligeiramente menos inflacionados.

Quanto à própria faixa arenosa, na minha opinião não vale a pena reservar um lugar na sua agenda para ficar por nada. Além disso, a Praia do Pontal é geralmente imprópria para nadar.

 

2- Praia do Jabaquara

A praia de Jabaquara é outra das praias centrais de Paraty e fica a uma curta caminhada do centro histórico: cerca de 20 minutos. No entanto, apesar do seu fácil acesso, não é uma das melhores praias de Paraty.

Apesar disso, há quem tome banho nas suas águas, que nem sempre são boas para nadar, ou desfrute de um final de tarde num dos seus muitos quiosques junto à praia.

Seja como for, não se preocupe em reservar um lugar na praia no seu itinerário. Só vá se tiver muito tempo, ou se decidir ficar na zona.

Apesar do mar, o Jabaquara tem albergues com uma excelente relação custo-benefício e oferece uma boa estrutura para turistas. Tenha em mente, no entanto, que não estará perto do centro histórico. Ao contrário da sua vizinha Praia do Pontal, o Jabaquara requer mais esforço para alcançar a azáfama central a pé.

3- Praias de Paraty, mais conhecida como Praia da Trindade

A aldeia de Trindade, a 25 km do centro da cidade, é um dos destinos mais populares para os viajantes que querem desfrutar das praias de Paraty. É um lugar para o qual gosto sempre de voltar.

Uma boa praia arenosa com quiosques, fácil acesso apesar da distância, e o cenário perfeito para um dia junto ao mar: encontrará tudo isto nas praias da Trindade.

Aqueles que conduzem não terão dificuldade em chegar lá e podem estacionar o seu veículo num parque de estacionamento. Por outro lado, vale a pena chegar mais cedo para conseguir um bom lugar se a digressão tiver lugar num fim-de-semana ensolarado ou nos meses de Verão.

Quanto às próprias praias, a principal praia de Trindade tem dois quilómetros de comprimento e está dividida em três praias: Cepilho, Fora e Ranchos.

 

4- Praia Sono

Selvagem e acolhedor, este é o ambiente que encontrará na Praia do Sono.

Muitos consideram-na a melhor praia de Paraty. Para lá chegar, terá de percorrer um caminho de três quilómetros, que lhe levará cerca de uma hora, ou apanhar o barco, que custa cerca de R$35,00 em cada sentido.

Qualquer que seja a sua escolha, a primeira paragem é Condomínio das Laranjeiras, onde partem os barcos e começa o percurso. Note-se, contudo, que os pontos de partida não são os mesmos.

Se estiver a chegar de carro, peça indicações na recepção da residência. Se for de autocarro, use a linha para Vila Oratório – basta dizer ao condutor onde quer sair.

Na época alta, há muitos quiosques na praia para utilizar. Por outro lado, na época baixa é aconselhável levar pelo menos alguma água e alguns petiscos para satisfazer a fome.

 

5- Lula Beach

Lula Beach é a paragem que faz a tradicional viagem de escuna a Paraty valer a pena.

Acessível apenas por barco, é o tipo de lugar que o conquista de longe enquanto ainda está no barco: areia branca, mar verde calmo, e vegetação abundante que ajuda a criar uma paisagem muito fotogénica.

Sem dúvida, esta é uma das melhores praias de Paraty. A desvantagem, porém, é que é uma paragem comum em viagens de escuna, pelo que será difícil encontrá-la completamente vazia.

 

6- Praias de Paraty de São Gonçalo e São Gonçalinho

A 30 km do centro de Paraty, na direção de Angra dos Reis, a praia de São Gonçalo é uma boa escolha para aqueles que gostam de praias com uma bela estrutura marítima, mas que não querem ficar num ambiente completamente urbano.

Com uma longa extensão de areia, mar quente e pequenas ondas, a praia também oferece um riacho de água doce – a propósito, prepare-se para o atravessar para chegar à praia.

Para quem vai passar um dia fora, há uma boa oferta de bancas de comida e bebida em frente ao mar.

Outra possibilidade é a de incluir no seu itinerário a viagem de barco para a Ilha do Pelado. Quando chegar à praia de São Gonçalo, será certamente abordado por barqueiros que providenciam este transporte.

Embora não tenhamos visitado a ilha, aqueles que visitaram dir-vos-ão que as águas são claras e as vistas magníficas. O custo médio de uma viagem de táxi aquático é de R$30,00 por pessoa (ida e volta).

Finalmente, considere prolongar a sua viagem à Praia de São Gonçalinho, a irmã mais nova de São Gonçalo, que é alcançada por um pequeno caminho que começa no lado esquerdo da praia.

 

7- Praia de Paraty-Mirim

Outro lugar a incluir na sua viagem a Paraty é Paraty-Mirim, que fica a 15 quilômetros da azáfama central.

Para chegar de transporte público, basta utilizar a linha de autocarros Paraty-Mirim. Verificar o horário com antecedência, uma vez que não há muitas partidas por dia.

Como a praia de São Gonçalo, Paraty-Mirim é o lugar perfeito para passar o dia, com um quiosque que fornece cadeiras e guarda-chuva, e lanches à beira-mar, é claro!

Paraty-Mirim é também o ponto de partida para aqueles que querem explorar as belezas do Saco do Mamanguá. Ao chegar à praia, é comum os barqueiros oferecerem os seus serviços para levar os viajantes a áreas quase desertas com areia branca e água verde.

Mesmo que não queira fazer uma viagem de barco, Paraty-Mirim é um lugar que vale a pena visitar e um ótimo lugar para passar um dia junto ao mar.

 

8-Praia Grande do Saco do Mamanguá

Apesar de a Praia Grande ser mencionada neste texto porque foi a minha favorita durante o passeio de barco, sabe que a praia do Saco do Mamanguá tem dezenas de abrigos que poderiam facilmente estar na lista das melhores praias de Paraty.

Para aqueles que gostam de passeios de barco no caso das lanchas rápidas – uma viagem ao Saco do Mamanguá é uma aposta certa.

Para além da Praia Grande, outros locais normalmente visitados nesta direção incluem o Saco da Velha, Praia do Engenho e Praia do Cruzeiro, sendo esta última o ponto de partida do trilho do Pico do Pão de Açúcar.

Os barqueiros são normalmente muito flexíveis sobre onde parar. Como este é um passeio privado para algumas pessoas, pode aceitar as sugestões do condutor do barco ou indicar os lugares que gostaria de visitar. Tudo é negociável, desde o preço até ao itinerário.

Outra opção é contratar um tour, que algumas agências oferecem no centro histórico. Neste caso, o preço por pessoa é normalmente mais elevado e o itinerário do passeio é determinado com antecedência.

 

9- Praias de Paraty do Cruzeiro

Apesar da sua bela paisagem, que valeria a pena visitar, a etiqueta da Praia do Cruzeiro tem outra razão. Isto porque é aqui que começa uma das melhores caminhadas de Paraty: a Trilha do Pico do Pão de Açúcar.

Muito bem, sejamos realistas: o trilho é difícil, e embora seja apenas de uma milha, demora cerca de uma hora a completar. Afinal de contas, todo o caminho até ao cimo da colina é ascendente.

A Praia do Cruzeiro pode ser alcançada por passeios de barco a partir de Paraty-Mirim. Neste caso, se planeia percorrer o caminho, recomendo que esta seja a última paragem do passeio.

10. Praia Ilha Comprida

É uma das paradas mais procuradas dos navios de cruzeiro que partem do Porto de Paraty. Ilha Comprida é o sonho de quem gosta de mergulhar rodeado de vida marinha.

Não há praia na ilha, mas há uma enorme piscina onde você pode praticar mergulho livre. Esses barcos geralmente fornecem aluguel de equipamentos e espaguete flutuante.

Nenhum peixe será perdido durante o mergulho. A água límpida ajuda a tirar belas fotos com uma câmera subaquática. Um verdadeiro paraíso para a vida marinha.

As Praias de Paraty são lugares lindos e paradisíacos perfeito para uma viagem, passeio em família ou até mesmo curtir a dois, o local é lindo e maravilhoso, espero que curta o seu momento de lazer com as nossas dicas e compartilhe conosco o que achou desse local incrível.

Quer conhecer outros roteiros de viagem incrível pelo o Brasil a fora e aproveitar o melhor da sua viagem clique aqui e navegue pelo o nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *