Paraty é uma pequena e charmosa cidade do extremo sul do estado do Rio de Janeiro.
Outrora um próspero porto de ouro, é agora um popular refúgio para artistas e um centro turístico, com seu arquiteto colonial português e belezas naturais notáveis, sem dúvida, seus principais atrativos.
A região é rica em atividades e atrações, certifique-se de verificar estas dez coisas principais para fazer durante a sua estadia lá.
Veja as 10 melhores atrações sobre o que conhecer em Paraty e montar um excelente roteiro de viagem.
Uma visita ao centro histórico de Paraty é obrigatória e constitui parte importante do charme e do patrimônio da cidade.
O legado português está gravado no arquiteto dos edifícios que preserva o design colonial distinto de casas brancas com portas e janelas em cores vivas, e as ruas de paralelepípedos que os conectam.
Passe algum tempo absorvendo os pontos turísticos da Praça da Matriz e dê um passeio até a igreja de Santa Rita e suas casas ao redor.
Esta pequena praia oferece uma vista esplêndida sobre a baía e é um bom local para um dia em família, especialmente com crianças pequenas, pois a água é calma, limpa e rasa.
É também um bom local para aprender a praticar o surf stand-up, pois as águas calmas permitem-lhe equilibrar-se bem na prancha.
Confira o restaurante Corumbeer que tem uma piscina natural na praia perfeita para crianças, ou vá ao Cheiro de Camarão, que serve maravilhosos frutos do mar.
Para acessar os manguezais, é preciso atravessar a praia do Jabaquara e a única forma de se fazer isso é por mar, o que adiciona um elemento a mais de aventura à expedição.
A melhor e mais interessante forma é alugar um caiaque e remo para ter a oportunidade de se aproximar do manguezal. Continue pelos manguezais até chegar ao Saquinho do Corumbê, uma pequena baía de águas límpidas.
Um passeio de barco por algumas das maravilhas naturais próximas é uma das melhores atividades que Paraty tem a oferecer. Os passeios de barco geralmente saem do porto às 11 horas e retornam após quatro horas.
Oferece a oportunidade de conhecer algumas das mais belas praias e enseadas da região, como a Praia da Lula, a Praia Vermelha e a Praia de Santa Rita.
Os barcos vêm equipados com equipamento de snorkeling para conhecer a vida marinha local, comidas e bebidas, inclusive caipirinhas.
A praia do Cão Morto felizmente não guarda nenhuma ligação ou semelhança com o seu infeliz nome que significa cão morto em inglês.
A praia em si é deslumbrante com um crescente de areia fofa, águas cristalinas que se inclinam suavemente para trás na parte rasa por metros e uma orla de densa e rica floresta atlântica que se estende por quilômetros atrás da areia.
O imenso verde circundante dá mais a impressão de um lago salgado do que de mar.
O Saco do Mamanguá é uma das maravilhas naturais mais marcantes de Paraty, mas permanece escondido dos atrativos turísticos regulares. É como um fiorde com um corredor marítimo que corre entre uma série de picos verdes deslumbrantes.
Existem também belas praias, manguezais e caminhadas fascinantes na área circundante.
Paraty é famosa pela cachaça de fabricação local e esse fato é comemorado no Festival da Pinga, geralmente realizado em agosto. Vale a pena visitar as destilarias locais para provar uma cachaça de alta qualidade e trazer algumas garrafas de lembrança.
É possível alugar um passeio de jipe para as destilarias que também servem para fornecer uma riqueza de informações fascinantes dos guias locais.
Praia Grande é o principal centro de pesca e barcos, com um mercado de peixes local movimentado que comercializa os peixes mais frescos do dia. Da Praia Grande, faça uma curta caminhada até a Prainha que é a vila dos pescadores locais e tem vários bares despretensiosos que servem alguns dos mais frescos e deliciosos frutos do mar de Paraty.
Outra possibilidade é pegar um barco da Praia Grande até a Ilha do Araújo. Aqui existem pequenos bares, floresta densa e praias isoladas à espera de serem exploradas.
Faça um tour pelas cachoeiras próximas, que ficam no coração da selva atlântica ao redor. As cachoeiras mais procuradas são Tarzan, Tobogã, Poços do Penha e Poço das Andorinhas, todas com visuais deslumbrantes e maravilhosas oportunidades para nadar sob as copas exóticas da densa selva.
Você pode fazer um passeio de jipe a essas cachoeiras ou alugar uma bicicleta e pedalar por lá.
Graúna é uma região montanhosa nos arredores de Paraty, com belas paisagens salpicadas de cachoeiras e campos.
Visite o Le Gite D’Indaiatiba, um bed and breakfast no coração da floresta que tem um restaurante aberto ao público que serve a autêntica e deliciosa comida francesa.
Não deixe de explorar as trilhas e caminhadas nas proximidades e fique atento à notável vida selvagem local.
Espero que a sua estádia em Paraty seja incrível e você de fato curta, as sugestões que dermos sobre o que fazer e o que conhecer em Paraty.