O que fazer e conhecer em Fortaleza além de ir à praia?
Importante! Por causa da pandemia, algumas atrações podem ter horários diferentes ou podem estar temporariamente fechadas.
Um city tour no início da sua viagem pode te ajudar com uma visão geral da cidade, e dar informações realmente boas sobre a história da região, coisas que você não saberia por conta própria.
Caminhe pela Avenida Beira-Mar, um amplo calçadão que tem cerca de 3km de extensão, podendo-se optar por fazê-lo durante o dia ou à noite. Mas para sua segurança, certifique-se de deixar seus objetos valiosos em sua acomodação!
Em frente ao Forte de Nossa Senhora de Assunção fica o Mercado Central, local que possui uma infinidade de lojas de artesanato, além de frutas e nozes típicas da região.
O Museu do Ceará possui um grande acervo que conta a história do Ceará. O conteúdo do museu é muito objetivo, o que torna a visita agradável, nos leva a comparar o momento presente com acontecimentos passados como escravidão, armamento, entre outros.
Lá você encontra histórias interessantes como a do Ioiô, o cabrito popular que andava livremente pela boêmia região da Praia de Iracema em meados de 1915. Bem conhecido de todos, muita gente lhe oferecia bebida alcoólica, por isso, ele ficava bêbado e levantava a saia das meninas. No pleito de 1922, a população estava insatisfeita com os políticos cearenses e durante a votação (ainda estava no papel), o Cabrito Ioiô venceu a eleição para vereador.
Visite o Museu do Ceará para ainda mais histórias. O museu tem entrada gratuita e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00, com a última entrada às 16h40, e aos sábados, das 9h00 às 16h00.
Na Praia de Iracema fica o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, espaço cultural com sala de cinema, anfiteatro, museus, planetário e uma agenda movimentada o ano todo.
No final da Avenida Beira-Mar fica o Mercado de Peixe. Lá você tem a opção de comprar peixes frescos para cozinhar em casa, ou a partir das 11 horas você pode escolher seus peixes, lagostas, camarões e todos os frutos do mar em geral em uma das muitas lojas e pedir que cozinhem para você e para entregue-o na sua mesa. Além disso, alguns pescadores costumam passar pelas mesas vendendo ostras.
Este paraíso para os amantes do marisco funciona diariamente das 05h30 às 22h. Lá você encontra parquinho infantil, mesas à beira-mar e até música ao vivo no final da tarde, que na minha opinião é a melhor hora para ir.
O passeio de veleiro em Fortaleza permite ver a costa de outro ponto de vista. Parte da Praia de Mucuripe, passa pela Praia de Meireles e Praia de Iracema , e ancora na Praia de Jacarecanga, no Marina Park Hotel, onde o veleiro parar por cerca de 20 minutos. Do mar é possível avistar alguns monumentos turísticos como a Catedral Metropolitana, a Ponte Metálica , a Ponte dos Ingleses e o Forte de Nossa Senhora da Assunção.
Você pode escolher entre fazer o passeio pela manhã (das 10h00 às 12h00) ou à noite para assistir ao pôr do sol (das 16h00 às 18h00).
O passeio é organizado pela Associação dos Veleiros de Fortaleza, na Avenida Beira-Mar, nº 4.293 no Mucuripe. Ah, você deve reservar com uma agência de viagens com antecedência, pois a demanda é alta e as vagas são limitadas.
O parque aquático mais famoso do Brasil, o Beach Park, está localizado em Aquiraz, a 26 km de Fortaleza e possui atrações para todas as idades. Lá você encontrará Insano (significa Insane), um toboágua de queda livre de 41 metros onde você pode atingir uma velocidade de 105km / hora e viajar em apenas 5 segundos. Você é corajoso o suficiente? Acesse o site do Beach Park para mais informações.
O Fortal é a melhor festa de carnaval fora de temporada do Nordeste do Brasil, acontece normalmente no final de julho. Se você tem interesse por esse tipo de evento, agende sua viagem no período certo, mas, se a ideia é ficar longe dos aglomerados, evite visitar Fortaleza neste período.
Degustação de comida típica
Uma experiência que adoramos ter em qualquer viagem é provar a comida típica dos locais que visitamos. Abaixo estão algumas das comidas que você deve experimentar ao visitar Fortaleza:
Todos os dias a partir das 17h, no calçadão da Avenida Beira-Mar, no entorno da Praia de Meireles, acontece a feira aberta de artesanato, uma excelente opção para compra de artesanatos, nozes e souvenirs.
Se você estiver na cidade na noite de segunda – feira, não deixe de degustar o melhor forró no bar Pirata. Localizado no entorno da Praia de Iracema, o bar é conhecido como “A Segunda-Feira Mais Louca do Mundo”.
Essa é uma super dica para você caso você fale pelo menos um pouco de português! “ O Ceará Show ” é um musical muito bem elaborado que conta a história do Ceará de uma forma divertida.
Como a história do Dragão do Mar, um marinheiro que levava escravos para grandes navios do tráfico. Enojado com isso, ele organizou uma rebelião com outros marinheiros para impedir esse tipo de atividade, e até foi do Ceará ao Rio de Janeiro em uma jangada para exigir a libertação dos escravos.
O espetáculo acontece em um teatro na Praia do Meireles, próximo à feira de artesanato, de quinta a sábado às 20h e aos domingos às 17h.
Os cearenses são populares por serem divertidos e, em Fortaleza, há muitos shows de humor pela cidade que acontecem diariamente.
Uma opção é o Teatro de Humor e Cultura do Ceará , que tem um ambiente descontraído, mesas para você degustar deliciosas pizzas enquanto assiste a um show de stand-up.
Atenção, é necessário fazer reserva com antecedência.
As quintas-feiras em Fortaleza são consideradas o “dia do caranguejo”, então você pode escolher um dos restaurantes da Praia do Futuro para curtir a noite. O mais tradicional é o Chico do Caranguejo , que oferece shows de música ao vivo e humor além do tradicional caranguejo.