O que conhecer em Natal - RN
O que conhecer em Natal – RN
30 de dezembro de 2021
O que comer em Fortaleza - CE
O que comer em Fortaleza – CE
30 de dezembro de 2021

Como é o Carnaval no Rio de Janeiro – RJ

Como é o Carnaval no Rio de Janeiro - RJ

O Carnaval no Rio de Janeiro e maravilhoso e reconhecido no mundo todo, voce nao pode ficar de fora! Confira como e o Carnaval na Cidade Maravilhosa!

Pensando em por a mochila nas costas e se aventurar no Carnaval no Rio de Janeiro? Veja como é passar o Carnaval no Rio de Janeiro.

Uma festa extravagante de hedonismo, a celebração do carnaval carioca é uma das maiores festas do mundo, onde as ruas da cidade ganham vida com trajes intrincados, carros alegóricos enormes e ritmos brasileiros em preparação para a Quaresma. Mesmo para o viajante mais viajado, o festival é um evento único que precisa estar na lista de desejos de todos.

É uma festa onde as festas de rua diurnas e a dança até o nascer do sol ao som do samba é a norma, onde as regras normais não se aplicam e milhões de pessoas se reúnem nas ruas do Rio por cinco dias de alegria, paixão e libertinagem.

No entanto, aproveitar ao máximo o carnaval do Rio de Janeiro exige um pouco de planejamento, então aqui está o meu guia para aproveitar o evento como um morador local.

Quando acontece o carnaval do Rio?

Como é o Carnaval no Rio de Janeiro - RJ

Muito parecido com os carnavais de inverno que acontecem na Europa Central, as raízes do carnaval do Rio estão na tradição católica romana da Quaresma, quando os cristãos tinham uma festa final antes de jejuar por 40 dias. Foi trazido para a América do Sul por invasores portugueses nos anos 1600, que celebraram com bailes e danças de máscaras.

O Carnaval do Rio começa na sexta-feira antes da quarta-feira de cinzas e dura oficialmente por cinco dias, embora as festas de rua possam começar um mês antes do fim de semana do carnaval e muitas vezes vão além do início da quaresma.

O Carnaval carioca do ano de 2022 são de 25 de fevereiro a 5 de março e em 2023 vai de 17 a 22 de fevereiro.

Onde Ficar Durante o Carnaval do Rio

O Rio de Janeiro é uma metrópole enorme e extensa, então decidir em qual área da cidade se basear para o Carnaval do Rio pode ser um pouco confuso. Embora as festas ocorram por toda a cidade e o Sambódromo fique no centro da cidade, recomendo que você se baseie em Ipanema ou em Copacabana.

Ambos os bairros são relativamente seguros com uma boa infraestrutura turística, de conexões de metrô fáceis de alcançar a uma boa seleção de restaurantes, bares e acomodações. Eles também têm algumas das melhores praias do Rio de Janeiro, dando a você um lugar para relaxar longe da confusão, se precisar.

Vale ressaltar que hostels & hotéis vão aumentar seus preços 5 vezes durante a semana principal do carnaval, sendo que os melhores encherão com semanas ou até meses de antecedência, por isso é recomendável que você reserve com antecedência.

Para o viajante com orçamento limitado, para contornar as taxas exorbitantes do dormitório, a opção de acomodação mais barata é o couchsurfing. Você não só terá acomodações gratuitas, mas também terá o benefício adicional de um local para lhe dar dicas e mostrar as melhores festas. Embora, novamente, os anfitriões estejam lotados com semanas de antecedência, então certifique-se de estar organizado.

Não consegue encontrar um sofá para dormir? Provavelmente, será mais fácil encontrar um apartamento para alugar no Airbnb. As almofadas de Copacabana e Ipanema lotam rápido, mas é mais barato e mais fácil encontrar um lugar para se hospedar em um bairro tranquilo como Botafogo ou Flamengo. Além disso, um apartamento longe da cacofonia dos foliões significa que você pode dormir um pouco quando tudo ficar demais.

Como é a locomoção durante o Carnaval no Rio de Janeiro?

A maneira mais simples de viajar pelo Rio de Janeiro durante o carnaval é a pé ou pelo metrô da cidade. As linhas de trem estão longe de serem extensas, mas há estações próximas à maioria dos principais pontos turísticos. Os trens são limpos, com ar-condicionado e confiáveis, portanto, a 5BRL por viagem, é uma pechincha.

Como é o Carnaval no Rio de Janeiro - RJ

Os ônibus, por outro lado, são muito mais suscetíveis à enxurrada de fechamentos repentinos de estradas causados ​​por festas, desfiles e blocos (mais sobre isso depois). No entanto, os ônibus ainda circulam durante a semana de carnaval e com mais de 100 linhas funcionando e, contanto que você faça algumas pesquisas sobre qual ônibus pegar, você estará bem.

Táxis e Ubers tendem a ter o mesmo problema que os ônibus do Rio, com as principais áreas de festas fechadas ao tráfego, o que significa que você não será capaz de chegar perto da ação. Há momentos em que um Uber é muito mais atraente do que o transporte público. Depois de uma noite de festa na Lapa, você pode não querer ficar esperando o ônibus.

Felizmente, os táxis são abundantes no Rio e são muito baratos. Pode ser uma pequena dificuldade sinalizar um para baixo durante o Carnaval, mas quando o fizer, apenas certifique-se de que é um dos táxis amarelos licenciados e que o taxímetro está ativado. Caso contrário, o Uber é a opção mais segura.

Carnaval no Rio de Janeiro durante o dia é aproveitando as praias da região

De fato, o que não vai faltar para aproveitar no Carnaval no Rio de Janeiro é atrações turística, diversão e lazer, afinal o Rio de Janeiro tem muitas praias incríveis e você pode tirar um dia para garantir aquela marquinha e aproveitar o seu dia, pegando um belo sol, durante a noite os bairros do Centro é rodeado de festividade, boemia, lazer, blocos e casas de shows que tendem a lotar no Carnaval em Rio de Janeiro, então se não quer tumulto, venha fora de temporada.

Aqui no Rio de Janeiro as praias são incríveis e você vai curtir e aproveitar mais de uma opção, é neste época do ano todas elas são lotadas.

Como e as festas de Carnaval no Rio de Janeiro?

O Carnaval do Rio de Janeiro gira em torno de 3 tipos de eventos diferentes. Em primeiro lugar, há os desfiles do Sambódromo, onde as melhores escolas de samba da cidade dão o melhor de si para impressionar os jurados e conquistar o público com suas elaboradas danças, fantasias e carros alegóricos no Sambódromo, a casa icônica do carnaval brasileiro, projetado por Oscar Niemeyer em 1984.

Depois, há as festas de rua, 500 delas, que acontecem por toda a cidade, onde bandas de bairro desfilam pelas ruas tocando músicas, seguidas por uma multidão de festeiros indisciplinados vestidos a fantasias. Por último, há os elegantes bailes de carnaval que atendem aos ricos e famosos do Rio, como o evento anual black-tie Baile do Copacabana Palace ou o Baile Gay no Scala.

Como é o Carnaval no Rio de Janeiro - RJ

Aqui no Carnaval no Rio de Janeiro você vai se divertir, o que não vai faltar é lazer.

Carnaval no Rio de Janeiro é rodeado por blocos

Quando você pensa no Carnaval do Rio, pode ser o famoso desfile de samba no Sambódromo que vem à mente, no entanto, o coração e a alma do Carnaval são as inúmeras festas de rua ou blocos que acontecem por todo o Rio de Janeiro. Essas festas de rua gratuitas acontecem por toda a cidade (são cerca de 500 no total), muitas vezes simultaneamente.

A maioria são eventos organizados, cada um com um ponto de partida e hora, muitas vezes com um tema específico, enquanto as festas de rua não oficiais acontecem, mas você terá que saber mais sobre elas através do boca a boca de um carioca conhecedor.

Alguns dos blocos mais tradicionais estão em funcionamento há décadas e apresentam uma banda ao vivo desfilando por vários quarteirões da cidade. Outros Blocos têm um tema específico, seja um tipo de fantasia ou um estilo de música. Há novos Blocos aparecendo a cada ano, então certifique-se de verificar a lista oficial de Blocos que é lançada perto do Carnaval com as datas, horários e locais específicos.

Carnaval no Rio de Janeiro sem a pandemia é um grande festa e muita aglomeração, é claro que com a nossa nova realidade o sistema tende a mudar é muito, mas em breve tudo se organiza e as coisas voltam ao normal.

url
url

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.